sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Tentativa de fuga no Complexo dos Barris.

75 presos tentam escapar 1ª Delegacia
A 1ª Delegacia de Polícia, no Complexo dos Barris, foi mais uma vez palco de uma tentativa de fuga, na madrugada de ontem. Cerca de 75 presos tentaram fugir da circunscrição com cordas do tipo “Tereza”, além de terem serrado as grades e estourado quatro cadeados.

A ação dos detentos foi impedida por um agente da Delegacia de Homicídios, que ao ouvir um barulho “estranho”, foi averiguar a situação. Ao chegarem na carceragem da delegacia, ele e mais dois colegas de trabalho se depararam com os presos prestes a fugir e com a corda Teresa já amarrada à grade superior, por onde os presos pretendiam fugir.

Policiais Militares, agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e da Delegacia de Homicídios estiveram no local para dar reforço e evitar uma possível rebelião de presos. Os materiais usados pelos detentos foram um cabo de vassoura, uma serra, e duas barras de ferro retiradas das celas.

Com a retirada das barras, duas celas ficaram inutilizadas na carceragem da delegacia. Para o delegado titular da 1ª DP, Omar Andrade, quem amarrou a corda do tipo “Tereza” foi um preso de estatura mediana e provavelmente magro, pois teria conseguido passar pelo buraco deixado na cela.

Sob o comando de Andrade, agentes civis vão investigar a entrada de materiais como serras e barras de ferro dentro das celas dos presos. “É muito difícil fazer o controle de entrada de objetos nas celas. Ainda mais sem a quantidade necessária de agentes para dar conta do excesso de presos”, avaliou Andrade. Com capacidade para 32 presos, a delegacia abriga 75. Horas antes da fuga, ainda na tarde de quarta-feira, dez presos foram transferidos para o Presídio de Salvador.

Nenhum comentário: